sábado, 12 de outubro de 2013

Adquira habilidades - em 20h!

Uma das melhores coisas que fiz nos últimos dias foi assinar o feed do Papo de Homem: todos os dias recebo dicas, crônicas, resenhas, etc. Uma dose de conteúdo rico!

E lendo o feed de hoje cheguei à palestra abaixo, que trata da aquisição de habilidades. Virou uma lenda urbana a história de que são necessárias 10.000 horas para aprender algo. Eu havia lido um artigo sobre o livro Outliers (Malcom Gladwell) e sabia que na verdade, ele se referia ao tempo para se tornar expert em algo. Na verdade, a pesquisa original menciona que, em campos ultracompetitivos (como música clássica, esportes, xadrez), profissionais de renome mundial gastam 10.000 horas entre o zero absoluto e a excelência (caso clássico de telefone sem-fio aplicado à ciência. Vi hoje um quadrinho no PhD Comics sobre isso).

Ou seja, aprender algo novo não requer 10.000 horas. E de acordo com Josh Kaufman, leva apenas 20h.
O método?

  1. Desconstruir a habilidade - uma habilidade nada mais é do que uma série de "pequenas habilidades" agrupadas. Dançar música cigana, por exemplo, envolve aprender o movimento das mãos, pés, ombros, saia, pandeiro, fitas, lenço...Quanto melhor uma habilidade for decomposta, mais fácil se torna o aprendizado: fica mais fácil escolher por onde começar, onde focar, etc.
  2. Aprender o suficiente para se corrigir - é importante ter um material de referência, onde você possa aprender o básico necessário para perceber quando está fazendo algo errado. Mas nada de comprar 20 livros e só começar a praticar quando terminar de ler, ou então você estará desrespeitando o próximo passo
  3. Remover as barreiras para praticar - a maior barreira para começarmos a praticar é a emocional. Quando começamos a aprender algo é comum nos sentirmos estúpidos, e normalmente fugimos desta sensação. Além desta, é necessário obter o material necessário para começar - se o objetivo é tocar violão, é imprescindível conseguir um!
  4. Praticar pelo menos 20 horas - prática consciente, não de qualquer jeito! =) Prestando atenção aos erros, usando o material de referência quando preciso e claro, se divertindo! Depois destas 20h, você terá atingido o platô da curva de aprendizado: a partir daí os progressos se tornam mais lentos. Mas pra maioria das coisas que queremos aprender, um nível básico já é perfeitamente aceitável.
Palestra original:



Nenhum comentário:

Postar um comentário