sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Os livros chegaram - impressões iniciais

A FNAC foi muito eficiente: os meus primeiros livros-para-mestrado chegaram.

Ainda não tive tempo de explorá-los como eu quero, mas já deu para ler dois capítulos do "Faça Acontecer" e me inspirar nos relatos da Sheryl.

E deu também para percorrer o índice e algumas poucas páginas do "Métodos de Pesquisa em Administração". E o pouco que vi já me fez pensar: este é um livro direcionado para alunos de graduação em Administração, bem como para os de pós-graduação. Ora, se os futuros administradores nos EUA utilizam este livro ainda na graduação, começo a entender alguns abismos existentes entre a pesquisa daqui e a de lá.

Por que digo isso? Bem, durante toda o curso de SI, ouvi que informação é o grande ativo de uma organização (ao lado das pessoas, claro), que ela é fonte de estratégia e competitividade, e que ela deve ser correta, de qualidade. Ora, então como obter informação de qualidade? Como elaborar um questionário que não seja tendencioso? Como selecionar uma amostra que não seja viciada? Em outras palavras, como obter, na prática, informação que realmente ajude na tomada de decisões? Isto eu não vi.

E é nesse caminho que o livro anda. Mal posso esperar para começar a obter algumas respostas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário