domingo, 30 de março de 2014

ANPAD - Lições aprendidas (introdução)

[EDIT 21/02/2019]

Em 2013 o mestrado em Administração ainda era um sonho e o teste ANPAD, uma preocupação. Como eu não tinha um currículo atraente nem experiência em pesquisa, joguei todas as fichas em alcançar uma nota alta no teste e, assim, ter chances de ser aprovada na seleção.


Foram horas e horas buscando materiais e dicas, além dos dias estudando, é claro. E aí veio o resultado que eu precisava: consegui nota 528,86 (ou 600,00, pelo método antigo). Alguns dias após a divulgação da nota, me veio a ideia: compartilhar o meu percurso no teste para, quem sabe, ajudar alguém. Escrevi os posts num dia de domingo ensolarado e então enviei o link para o Profº Milton, do Instituto Sou Integral, cujas dicas tinham me ajudado muito.

Ele divulgou as postagens e assim o blog ficou conhecido. Eu já o escrevia há algum tempo, mas foi só no início de 2014 que o número de acessos deu um salto. Entre alguns milhares de visitantes, conheci pessoas incríveis, que estão na minha vida até hoje.

Quase 6 anos depois, os posts da série contam com aproximadamente 100.000 visualizações. Nunca quis ser blogueira, nem nada disso (tanto é que até hoje sequer tenho o Adwords), mas gosto de pensar que, talvez, este vá ser o trabalho mais lido da minha vida...quem sabe o mais útil.

As informações disponibilizadas na série continuam válidas em sua maior parte, mas infelizmente não tenho nada mais recente, porque não precisei fazer novamente o teste na seleção para o doutorado (foi possível aproveitar a nota que já tinha). Então queria fazer um pedido: se você fez o teste há pouco tempo, compartilha sua experiência nos comentários...ou escreve para mim =)

[/EDIT]

===========================================

Um dos conceitos mais importantes em Gerência de Projetos, na metodologia do PMI (PMBoK), é o de lições aprendidas. Em linhas simples, lição aprendida é o registro daquilo que deu certo e do que não deu certo no projeto.

Todo projeto novo pode (e deve) utilizar o registro de lições aprendidas de projetos anteriores, e é obrigação do gerente de projetos deixar lições do seu projeto atual para a posteridade. Este registro está na área de conhecimento "Integração", e é realizado na fase de Encerramento do projeto (para ser rigorosa,  "está contido no grupo de processos de Encerramento")

Na área da ciência, temos aquela famosa frase de Isaac Newton: "Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes", que demonstra todo o reconhecimento aos cientistas que vieram antes dele.

Sou especialista em Gerência de Projetos, e estou fazendo um curso preparatório para a certificação PMP. E durante as aulas deste curso me ocorreu que eu não havia feito um registro detalhado das lições aprendidas com o teste ANPAD. Só um post com dicas bem gerais.

Ora, sei bem de todo o esforço que fiz entre os meses de setembro/2013 e fevereiro/2014, me preparando para o teste. Eu me apoiei nos ombros de gigantes: sites de professores, livros, depoimentos de quem já passou pelo ANPAD. Só assim foi possível chegar à nota acima de 500 pontos. Então, hora de dar minha pequena contribuição para quem vai seguir pelo mesmo caminho.

Longe (muito, muito longe) de esgotar o tema, gostaria de expor o que deu certo e o que não deu certo na minha preparação. Afinal, conhecimento não deve ser escondido. Deve ser compartilhado. E multiplicado.

Série completa:

ANPAD - Lições aprendidas (introdução)
ANPAD - Lições aprendidas (parte I)
ANPAD - Lições aprendidas (parte II)
ANPAD - Lições aprendidas (parte III)
ANPAD - Lições aprendidas (conclusão)

8 comentários:

  1. Excelente, Rosa! Parabéns pelo resultado! Compartilhei com o pessoal do grupo Sou Integral. Abraços e Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, profº Milton!
      Seu material de estudo foi parte importante deste processo =)
      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns Rosa, estou me indentificando com você, também decidi de fato estudar em Setembro de 2014 e quero fazer o teste de fevereiro de 2015. Já há um tempo tenho postergado a prova, mas agora a decisão está tomada...rs. Obrigada pelo incentivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!!

      Engraçado como a vida da gente toma um rumo diferente quando temos uma decisão tomada, não é? Para mim foi assim: decidir que queria fazer mestrado acabou dando novos ares para todas as áreas...

      Espero que você consiga o resultado que precisa! =)
      Já sabe onde quer estudar?

      Um abraço! =D

      Excluir
  3. Olá Rosa,

    Que benção tão grande ter acesso ao seu blog, obrigada. Resolvi agora no final de ano que queria fazer um mestrado e descobri que seria necessário a prova da ANPAD, nesse sentido o blog tem sido uma maravilha! Só estou com dúvida se você fez algum cursinho preparatório ou não.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valesca!

      Se vai tentar seleções ano que vem, corra!..rss....Essa é a época de fazer o ANPAD tranquila (em fevereiro - se não conseguir o que precisa ainda dá tempo de fazer as outras) e caprichar no currículo e pré-projeto. Boa sorte!

      Não fiz nenhum cursinho preparatório, até porque em Maceió não conheço nenhum específico para o ANPAD. Também ajuda meu hábito antigo de estudar sozinha (concursos, etc). Só me juntei ao grupo Sou Integral, no Facebook, que pertence a um curso preparatório de Curitiba (se não me engano). Mais pra frente na série de posts eu deixei os links de lá. Acho que podem ser bem úteis para ti!

      Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns Rosa! Estou exatamente na mesma situação que você estava. Terminando uma especialização em GP, pensando em estudar para o PMP e me preparando para o teste da ANPAD.

    ResponderExcluir
  5. Concluí minha graduação em agosto de 2014, em outubro/2014 comecei uma jornada de cursinho preparatório para concursos de tribunais, logo a crise estourou e vários estados e inclusive concursos nacionais foram suspensos. Esse balde de água fria me fez despertar para um antigo sonho desde a graduação: "o mestrado". Porém eu achava que o inglês e a grande quantidade requeridas em exatas iria impactar meu resultado no teste, uma vez que sempre fui mais ligado à disciplinas conceituais e puramente teóricas. Enfim, fiquei com um resultado mediano e conseguir o 13º lugar das 24 vagas da 1ª fase no mestrado em adm da UFES. Eu sabia que se eu passasse na 1ª etapa, a 2ª (anteprojeto escrito)e a 3ª etapa (apresentação do antreprojeto e entrevista, eu daria conta!. foi dito e certo, na minha linha de pesquisa, fiquei em 1º lugar! Graças a Deus e ao apoio dos colegas do grupo Sou Integral, especialmente na pessoa do Professor Milton, um exemplo de Ser Humano.

    ResponderExcluir