terça-feira, 30 de setembro de 2014

O poder do compartilhar


Num mundo dominado por patentes e concorrência acirrada pode parecer utópico falar sobre compartilhar conhecimento.
Ainda vou falar mais deste assunto, mas por enquanto vou só contar uma experiência poderosa dos efeitos de compartilhar:

No começo, este blog existia por causa do meu sonho de entrar no mestrado. Hoje posso dizer que meu sonho de entrar no mestrado está cada dia mais perto por causa do blog.
Parece mentira, mas eu conheci a minha orientadora através dos textos daqui. Após escrever a série de posts sobre o teste ANPAD me veio a ideia de enviar o link para o Prof. Milton, que mantém um grupo preparatório para o teste no Facebook (e fisicamente, em Curitiba). Ele apoiou a ideia e divulgou no grupo.
Eis que no dia seguinte uma pessoa de lá abre um chat comigo no Facebook e pede mais detalhes de preparação, material, etc. Começamos a conversar, e descubro que ela está tentando o doutorado e já é professora federal. Eu achava que ia ganhar uma aliada na disputa pelo mestrado, mas acabei ganhando uma orientadora, a quem devo minha gratidão eterna por todo o auxílio e amizade nos últimos meses.

O meio acadêmico pode não ser o mais adequado para esta troca: há sabotagem, intrigas, disputa de egos. Sim, os cientistas são seres humanos como quaisquer outros, e o meio acadêmico é apenas outro sistema social. Com todas as qualidades e defeitos que lhe são pertinentes (embora eu sinta um pouco de miopia da ciência quando a questão é a autoanálise).

Ainda assim, fica o convite: compartilhe =)
Que a gente não seja como aquela música do Los Hermanos: "é a solução de quem não quer perder aquilo que já tem: fecha a mão pra o que há de vir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário