quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Achei: ativismo digital e cyberfeminismo

Um dos meus pecados inconfessáveis é que me divirto assistindo "O vestido Ideal", no Discovery Home & Health. Antes de conhecer o programa, nunca havia pensado em quanta expectativa e dificuldade existe na escolha de um vestido de noiva (ah, as construções sociais...). E quando elas finalmente encontram aquele que enxergam como ideal, é como se o semblante inteiro se iluminasse, e fosse impossível esconder o sorriso.

Estou exatamente nesta situação em relação ao pré-projeto. Andei, andei, andei. No começo era BI, Datawarehouse, Processos de Negócio. Depois, Gerenciamento de Projetos. Aí chegou a gestão de Micro e Pequenas Empresas. E então, o Empreendedorismo, a Educação Empreendedora e seu filho muito amado: o Empreendedorismo Social. Foi a vez da Inovação Social. Há duas semanas, chegaram a Economia Criativa e seus Estudos Culturais.

Entrei em todos. Coletei material. Redigi várias linhas. Eu tentei. E com dois ou três, ainda quero aprofundar relações.

Mas ouvir sobre Ativismo Digital ontem foi lembrar da luta pelos direitos da mulher, das crianças, dos gays, dos pobres. E lembrar de como tudo isso mexe visceralmente comigo. Tanto que hoje à tarde gastei pelo menos 1h debatendo sobre mulheres e Tecnologia, pelo Facebook. Ou seja, ainda não conheço o conceito da academia, mas é bem provável que eu seja uma ativista digital.

Sou mais do que isso. Sou uma ciberfeminista.
E é sobre isso que vou escrever.

Se vai ser aceito ou não, é questão de eu conseguir encaixar o pré-projeto no que já existe na linha de pesquisa, e da opinião da banca. Mas...isso é o de menos.

O que interessa é que finalmente eu achei o meu vestido.

2 comentários:

  1. Ei Rosa! É sobre isso seu projeto de mestrado? Teve dificuldade de encontrar tema e escrever pré-projeto?
    Descobri seu blog a poucas horas e já estou fazendo uma leitura dinâmica e anotando as dicas para Anpad. Gostei muito! Espero que esteja sobrevivendo bem a este final de semestre!
    Abraços desde Vila Velha, ES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!

      Você usou o termo perfeito: sobrevivendo!..rsss...
      Quanto à busca por temas do pré-projeto, foi complicado, viu? Foram 3 tentativas até chegar nesta ideia. E olha que legal: agora que o mestrado começou, o tema mudou!...kkkkkk...

      Ainda gosto da ideia (especialmente quando olhamos para o ano de 2015 e vemos a quantidade de iniciativas feministas que inundaram as redes), mas ela não está muito alinhada com a temática do grupo de pesquisa em que entrei. Então, acho que vai ficar para os próximos capítulos.

      Boa sorte na busca!

      Abraço de Maceió/Recife! =D

      Excluir