quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Um dia ruim: linhas de pesquisa, assimetrias e afins

Hoje estava sendo um dia bastante produtivo.

Depois de vasculhar dúzias de artigos estrangeiros e nacionais nos últimos dias, finalmente havia conseguido encadear as ideias com um mínimo de coerência, sintetizando perspectivas, questões em aberto, desafios. E claro, minha paixão.

E aí envio o resultado deste brainstorming para a orientadora-de-todas-as-horas. O feedback é aquele que sempre recebo dela na primeira versão de um escrito: ainda não está acadêmico, falta incluir isso ou aquilo, e o clássico "não está claro!".

Mas, no final, veio a pergunta que me desmontou: isto está alinhado com a linha? Há professor para orientar?

Bem, teoricamente sim. Só que apenas um. Que, como qualquer um, tem toda a possibilidade de acordar no dia da seleção com pensamentos diferentes e não se interessar mais.

E depois ouço falar de outro professor, de outra linha, que teria grandes chances de orientar o tema. Olho o currículo dele novamente, já sob a ótica do trabalho que penso em desenvolver, e vejo as coisas se juntando. Mas não é possível mudar de linha, há apenas a remota chance de sobrar vagas e haver remanejamento.

(Detalhe que eu já havia passado por algumas horas de angústia em relação à divisão de professores dentro da mesma linha).

Então agora estou extremamente chateada por ter focado inicialmente em apenas uma linha de pesquisa, ligada à tecnologia. Fiz isso por causa da minha formação (que não é em Administração) e pela referência de outros professores que já passaram por ela. Poderia ter confiado mais em minha capacidade de enfrentar mais concorrência, e olhado para as outras.

Poderia ter até tentado em outras instituições.

Se eu tivesse achado o vestido antes...

A possibilidade de ver tudo o que fiz ser desperdiçado agora me assusta. E não é por "não passar". Isto nunca foi problema: sempre existe o ano que vem, sou concurseira, sei o que é se preparar e não conseguir.

O que me devasta é pensar que tudo pode estar em risco também por assimetria de informação. Eu não sabia o suficiente sobre as linhas, sobre os professores. Embora tivesse lido tudo o que havia no site do programa, vasculhado currículos Lattes diversos, são quase 30 professores.

E avaliar um currículo não garante nada (nem estou falando do risco de informações desatualizadas). Também é altamente recomendável conhecer orientandos e ex-orientandos.

Antes havia uma fase onde os professores se apresentavam e falavam sobre suas pesquisas. Ao que parece, isto não existe mais. Ou se existe, não apareceu no site.

E eu pergunto: por que!?!

Bem...pode ser que tudo se encaixe da maneira A, na linha em que já estou e pronto. Todos felizes.
Pode ser que haja remanejamentos. Ou uma série de outros acontecimentos que não tenho como prever e que estão absolutamente fora do meu controle.
Ou pode ser que não.

Por hoje não sei o que faço.
Vou tentar dormir, porque o dia amanhã vai ser longo.
Espero sinceramente que seja menos agitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário