quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Solucionando a problematização

Uma palavra que encontro com frequência em todo e qualquer artigo que leio é problematização (e problemática, problematizar...). É um jargão. Pronto, falei (isto também é um jargão, típico da redes sociais).

E aí hoje cansei de olhar para estas palavrinhas, sendo utilizadas a torto e a direito e em circunstâncias diversas, e fui atrás do significado real.

Uma pesquisa rápida me fez chegar a este precioso artigo da Ciência Hoje, onde está a intuitiva explicação de que "problematizar é simplesmente fazer boas perguntas". É o processo de "desnaturalizar": olhar para uma questão, uma ideia, um acontecimento, e em vez de "achar normal", questionar as origens, causas, consequências. Isto já dizia outra fonte, baseada em Foucault.

Não, não fui a fundo nem vi mais detalhes. Mas já baixei um artigo mais detalhado sobre o tema: "O que é problematizar? Geneses de um paradigma", de Michel Fabre. Leio em breve.

Por enquanto já é suficiente saber que o que preciso fazer é aquilo que já faço desde que me entendo por gente: perguntar "Porquê? Para quê? Para quem?".

Claro que este é um processo longo, envolve técnica e aprendizado. É mais fácil elaborar uma boa resposta do que uma boa pergunta. Mas, como diz meu pai: comece com o conceito.

Então, agora quando leio "problematizando XYZ", traduzo mentalmente para "fazendo boas perguntas a respeito de XYZ, investigando origens, causas, etc...". Ficou bem mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário