segunda-feira, 26 de maio de 2014

A primeira publicação a gente também não esquece

Pouco mais de 20 dias.
E um desafio: escrever o meu primeiro artigo científico "de verdade".

Escolhi um assunto familiar: gestão de projetos. E dentro dele, um tópico que eu sempre achei subestimado: o gerenciamento de portfólio. Enquanto a gestão de projetos se preocupa em fazer o projeto da maneira correta, o gerenciamento de portfólio busca identificar o projeto certo: aquele que vai te levar (ou a organização) ao objetivo desejado. Acho até que a preocupação com a gestão do portfólio deveria ser anterior às considerações sobre projetos...

Tema definido, decidi fazer uma análise bibliométrica da produção acadêmica existente sobre o assunto, mesclada à análise de conteúdo. A inspiração veio de artigos da mesma linha. Assim o fiz.

Quem diz que escrever é reescrever está coberto de razão. Meus dedos não são suficientes para contar as versões de parágrafos e seções. E padawan (iniciante) que sou, tudo foi dificuldade: como mencionar as referências no corpo do texto, que nome colocar nos títulos das seções, etc.

Mas saiu. Com a ajuda da Fabiana, que corrigiu todas as versões e é co-autora do artigo, com toda a justiça. E da Regina, cujo "bom dia" para mim era: "e aí, e o artigo?". Da Mari, amiga para todas as horas. De Dona Luiza e Seu Francisco, que gostaram da minha presença lá na casa deles durante toda a Semana Santa, mesmo eu tendo ficado mais tempo no notebook do que conversando. De André e Gustavo, que deram apoio logístico com transporte de livros, roupas e frutas. Da Bibi e do Jhonny, que salvaram uma noite de produção, quando Lady Murphy resolveu cortar a energia do prédio inteiro por mais de 24 horas. Da Israela, Mônica e Rosana, que entenderam as ausências e sempre dão força. E do Will, que me ouviu falar por longos minutos sobre as dúvidas, incertezas e frustrações que envolvem toda e qualquer produção acadêmica.

O artigo foi aceito. Vou apresentar no dia 07/06. Um pequeno passo para quem é, sei lá, doutor. Mas pra mim, aspirante a mestra, é um passo enorme.

Impossível não soltar um grito (moderado, claro...rss) ao ver meu nome na lista de submissões aceitas. Impossível não ficar feliz com o resultado. A gente se planeja, se prepara, batalha...mas isto não tira o gostinho de conseguir: ao contrário - é um indicativo de que todo o nosso trabalho deu certo.

Agora é ensaiar para falar. E tentar falar mais devagar.

E, claro: pesquisar mais!!! =)

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A primeira submissão a gente nunca esquece


Na última Semana Santa, fiz um programa diferente: não tinha Lolla Palooza, não visitei a família no interior, e também não fui para todas as celebrações. Estava escrevendo um artigo.
Missão cumprida: consegui submeter para o Congresso Brasileiro de Administração e (de quebra), para o Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Se os trabalhos serão aceitos é outra história, cujo final completo só saberei em junho.
Enquanto isso, vamos para o segundo artigo: desta vez, sobre micro e pequenas empresas. Eu, que sempre adorei BI, Data Warehouse e afins, estou me descobrindo encantada por empreendedorismo e gestão de MPEs. Estou deixando a pesquisa me levar: vamos ver onde vou chegar.

Mãos à obra! Desta vez, o prazo é dia 09/05!