quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ah, a primeira apresentação de artigo...

Feitos os slides, hora de se preparar para a apresentação.
Bem, nunca tive muitos problemas nos trabalhos e seminários da faculdade. Exceto um: falar rápido demais. Normalmente, já sou uma metralhadora. E nervosa, a situação é ainda pior.

A solução para contornar esta dificuldade é aquela velha conhecida dos atores e palestrantes: ensaiar, ensaiar e ensaiar. Sempre fui fã de atuar (adorava fazer peças na escola), e sei o quanto é importante repassar o texto incontáveis vezes. A gente até acha que está bom quando começa, mas depois de alguns dias (ou semanas, meses) percebe o quanto evoluiu.

Então, aproveitei como plateia alguns amigos que não são exatamente da área, justamente para verificar se eu estava sendo clara o suficiente. E acho que este deve ser o primeiro cuidado: ainda que a plateia costume ser exígua, é uma boa prática planejar a apresentação pensando naqueles que estão assistindo, e que podem saber pouco (ou nada) sobre o tema do seu trabalho.

Também é bom imaginar o que pode ser questionado pela banca. Quais são as lacunas óbvias do seu trabalho? A amostra é pequena? Está restrita a uma localidade? Não houve avaliação ao longo do tempo? Os resultados não são conclusivos?

Usei um pouco da técnica de hábitos para tentar me condicionar a ficar calma: antes de começar a apresentar, ouvia a música Midnight, do Coldplay. Esta é uma canção bem tranquila, com um vocal meio etéreo, me lembram os ecos de vozes em catedrais. Ouvia o começo, começava a respirar no ritmo dela, e então estava pronta para falar.

Como eu ia apresentar sozinha, providenciei um controle para slides. Quando existe uma dupla, dá para confiar no colega, mas este não era meu caso.

Para o dia da apresentação, a ajuda veio das técnicas de gerenciamento de projetos, mais especificamente, do gerenciamento de riscos: eu tinha os slides salvos no notebook (com bateria cheia + carregador), hd externo, mp4, celular e (claro!) em dois emails, de provedores diferentes. Ainda tinha a versão dos slides impressa, caso precisasse apresentar "à moda antiga". Como eu ia apresentar à tarde, e teria que almoçar no local do evento, levei uma blusa extra, afinal, uma porção de macarrão bem que poderia se apaixonar pela minha camisa branca...

Fico feliz em dizer que nenhum dos riscos se concretizou, e que a apresentação foi bastante tranquila. Eu estava escalada para ser a última, começando às 16h40min, mas acho que houve algumas ausências: acabei iniciando antes das 16h. E esta é uma dica: chegue cedo na sala de apresentação. Nunca se sabe quando pode acontecer uma antecipação. Para mim também foi importante estar na sala desde o começo da tarde porque pude controlar o nervosismo: logo que entrei, o coração acelerou. Quando chegou minha vez, já estava quase no nirvana...rss...

Senti falta de um pouco mais de feedback. Fui preparada para responder algumas perguntas, mas não houve nenhuma. De resto, ficou a sensação de dever cumprido.

Que venham as próximas!

Em tempo, lição aprendida: ler o artigo na véspera e no dia da apresentação, e levá-lo impresso. Já fazia algum tempo que eu havia terminado este artigo, então tinha esquecido alguns detalhes. Acabei passando um pouco de sufoco revisando tudo pelo celular.

Como fazer slides para apresentação de artigo

Antes de pensar em como iria apresentar o artigo, eu me preocupei com os slides. Afinal, os tópicos é que iriam guiar as minhas falas.

Neste ponto, duas mentoras foram indispensáveis: a Fabiana (co-autora e orientadora), que me enviou o script completo para elaboração da apresentação, e uma professora do técnico de informática, Áurea Luiza. Se Fabiana foi indispensável em relação ao conteúdo, tudo o que sei sobre slides e afins vem de Áurea, uma professora de design que, por um feliz acaso, nos ensinou Powerpoint e afins.

Dicas: use fontes legíveis, grandes (mas não enormes), alto contraste entre cor de fundo e fonte (eu usei fundo branco com texto em preto, bem básico - mas caprichei nas fontes e imagens), e POUCO TEXTO!

Slides têm que ter tópicos, palavras-chave, imagens, gráficos - e não uma cópia inteira dos parágrafos do artigo. Até porque a recomendação número 1 para apresentação é NÃO ler o slide. Se houver grandes textos, a tentação de ler tudo é irresistível.

Quanto à estrutura, usei o esquema abaixo, sob recomendação da Fabiana:

  • SLIDE 1 - Título do artigo e nome dos autores
  • SLIDE 2 - Contextualização do tema
  • SLIDE 3 - Pergunta ou problema da pesquisa
  • SLIDE 4 - Objetivos
  • SLIDE 5 - Principais autores utilizados na fundamentação
  • SLIDE 6 - Metodologia (aqui dá para usar um fluxograma, com animação, para deixar mais interessante)
  • SLIDE 7 (...) - Principais resultados (pode ter mais de um. Também usei um pouco de animação para destacar alguns pontos relevantes)
  • SLIDE 8 - Conclusão
  • SLIDE 9 - Principais referências
  • SLIDE 10 - Repete a capa, porém, abaixo do nome eu coloquei o e-mail para contato

Simples, direto e básico.
Para mim, funcionou =)