quarta-feira, 1 de julho de 2015

Você "só" faz mestrado?


E lá se foram 6 meses...

Quem disse que o mestrado passa rápido está coberto de razão.
Assim que eu entregar o último trabalho vou escrever uma recapitulação desse primeiro semestre. Por enquanto, passo aqui rapidinho para desmistificar uma ideia recorrente sobre quem "faz só mestrado".

Ninguém faz "só" alguma coisa.

Quem é "só" dona-de-casa se preocupa com feira, preparo de refeições, organização da casa, decoração, despesas, limpeza, etc, etc, etc. E nem falei de filhos.

Quem é "só" empregado tem que lidar com atividades diárias, projetos novos, imprevistos, relacionamento com colegas de trabalho e chefes, autoaperfeiçoamento e assim por diante.

Claro que há aqueles bem menos ocupados do que parecem. E também há aqueles à beira de um colapso por excesso de tarefas. O que quero destacar aqui é que a rotina de que tem responsabilidade com alguma coisa quase nunca é "moleza".

E qual a rotina de quem "só faz mestrado"?

Vou falar da minhas atividades neste 1º semestre:

  • Cursar disciplinas (Prioridade: MÁXIMA): significa estudar o material de referência (livros e artigos), pesquisar materiais extras (e estudá-los), escrever resumos/resenhas/artigos, preparar seminários, organizar trabalhos em grupo. Opções criativas envolvem fazer vídeos e encenar peças. No meu caso, foram horas com Bizagi e modelagem de processos (BPMN). Nota: estudar aqui é muito mais do que ler e memorizar. Exige reflexão, amadurecimento. Numa palavra: TEMPO;
  • Gerenciar a casa (Prioridade: ALTA): aqui em Recife estou morando sozinha, mas a situação de quem divide a casa não é muito diferente. Parece pouco, mas ter uma casa significa cuidar de feira (fazer lista/ir ao mercado/arrumar as compras), limpeza (varrer/lavar/arrumar), lavanderia (lavar/estender/recolher/dobrar/guardar), etc. Claro que este item é negligenciado quando entra em conflito com "cursar disciplinas". E vira prioridade máxima quando você recebe visitas (ver "relacionamentos"). Ou não;
  • Cozinhar (Prioridade: MÉDIA): eu me relaciono com fogão e panelas desde meus 12 anos, mas não sou nenhuma virtuose. Cozinhar é importante para economizar (comer fora é caro e o RU* tem sempre filas intermináveis...), para manter a saúde na linha (ganho peso só de olhar para a comida..rss...) e para relaxar (quando você não aguenta ler mais nada é bom trocar de contexto). E já que as refeições também são evento social, dá para reunir pessoas em torno de um bom prato. =)
  • Manter/criar relacionamentos (Prioridade: ?!?!?!): este é um ponto delicado para quem muda de cidade. Quem faz mestrado em sua cidade pode nem sentir diferença. Mas aqueles que se afastam ganham "dupla jornada": criar vínculos na nova casa e manter aqueles da antiga. Namoros presenciais se tornam namoros à distância. Nos períodos mais pesados do curso, infelizmente os relacionamentos acabam ficando um pouco de lado. Mas penso que eles valem todo o esforço extra: as grandes coisas na vida e no meio acadêmico vêm dos laços que estabelecemos. O que é uma conquista se não temos com quem comemorar?
    No começo desse mês veio para cá uma "caravana" de gente que amo: corri que nem louca para cuidar de tudo, em meio a entrega de trabalhos e prova. Valeu cada segundo! Sem contar nos amigos de turma, que vez por outra se jogam nos pufes infláveis aqui da sala para uma boa conversa =) Ou nos sofás por aí onde passo para tomar um café/vinho/afins...

E cadê a dissertação? E os congressos? E o grupo de pesquisa? E as submissões para periódicos? Para mim serão cenas do próximo semestre! Ou seja, vai ter ainda mais diversão =D

-------

* RU: Restaurante Universitário. Comida honesta a R$3,00. Há quem reclame. Eu estou viva e alimentada ;-)

4 comentários:

  1. Rosa, queria te parabenizar pelo excelente trabalho que você vem fazendo com o blog, e dizer que me inspiro muito nas situações que você passou como motivação para alcançar meu objetivo também, eu tenho amadurecido a ideia de fazer mestrado em administração na UFBA e você me mostrou através do que acompanhei através do seu blog que é possível, então volto a te parabenizar e te desejar mais sorte e força pra continuar conquistando seus objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eric!

      Muito obrigada pelas palavras =)
      Amadureça mesmo a ideia: o mestrado é uma boa oportunidade para conhecer novas ideias, se aprofundar na sua área, conhecer gente interessante...não é fácil, mas vale a pena!

      Obrigada pelos desejos de sorte e força...as últimas semanas foram bastante pesadas para mim, então esse apoio vale muito!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Rosa! Boa tarde.
    Acabei de me inscrever no mestrado em Adm na UFPE e uma dúvida surgiu... é fácil conseguir a bolsa do Capes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! =)

      Bem, as bolsas CAPES costumam ser ofertadas no começo das aulas. Juntamente com as bolsas CNPQ, no ano passado elas foram suficientes para os mestrandos do 1º ano, então há expectativa de que haja novamente =)

      Abraço!

      Rosa

      Excluir