sábado, 7 de maio de 2016

Verdades sobre organizações, para profissionais de TI/SI

Estou lendo muitos artigos sobre o papel dos sistemas de informação nas organizações e uma coisa tem me incomodado: os pressupostos que as pessoas ligadas à tecnologia por vezes adotam. Meu palpite é de que estes pressupostos podem atrapalhar bastante (e Orlikowski concorda comigo). Se eu pudesse dizer algo para "geral", seria o seguinte:

  • Para você a tecnologia é um fim. Para eles, é meio. Deal with it.
  • A tecnologia não resolve nada, não transforma nada, não melhora nada. Pessoas resolvem, pessoas transformam, pessoas melhoram. Para isso elas podem usar (a sua) tecnologia (ou não).
  • Não é porque a tecnologia está disponível que ela será utilizada.
  • Usuários que usam o sistema da forma que você acha que eles deveriam usar são milagres a serem estudados. Não são a regra. E isto não é, necessariamente, uma coisa ruim.
  • Quando um(a) usuário(a) reclamar de algo, ouça: ele(a) pode não se expressar nos termos mais claros, adequados ou compreensíveis, mas por trás daquele emaranhado há uma demanda. Ouça.
  • Se o seu sistema exigir mudanças na forma de trabalho, é melhor se preparar: as pessoas vão resistir. Garanta que a mudança vai valer a pena. Você também não ficaria exatamente feliz se um dia alguém simplesmente decidisse que você vai ter que migrar os códigos para uma linguagem nova, maravilhosa e obscura que o chefe conheceu no último congresso em São Paulo. Usuários são pessoas comuns, com um trabalho diferente.

* Lista será atualizada/modificada conforme inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário