quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Exemplo de pesquisa qualitativa (entrevista e análise)

No post anterior eu dei um exemplo de como não fazer entrevista qualitativa.

E como seria uma entrevista qualitativa de verdade?

Bom...entrevistas qualitativas costumam ser longas. Quanto mais a pessoa fala, melhor. Por isso, devem ser evitadas perguntas que possam ser respondidas só com "sim" e "não".

Para exemplificar, criei um trecho fictício de entrevista, baseada no exemplo 1, do post anterior.


Problema de pesquisa: Como a TI contribui para os microempreendedores?
Entrevistada: Dona Maria

[...]
- "Dona Maria, como surgiu essa ideia de implantar esse sistema?"
- "Ah, minha filha, a ideia de botar esse sistema aqui foi do meu filho. Ele tá fazendo um curso de computador e chegou dizendo que se botasse ia melhorar. Aí eu botei. Quando chegou, foi ele mesmo que instalou e botou pra funcionar. Aí no começo eu tava meio teimosa, não queria usar...mas aí ele foi me ensinando e eu aprendi. Aí hoje todo pedido que a gente faz a gente bota aí no sistema"

- "Se ele não estivesse por aqui, a senhora teria colocado o sistema?"
- "Ah, não tinha não! Não tinha não porque eu não sabia mexer...fora que se fosse pra chamar outra pessoa, eu ia ter que pagar e aqui é desse jeito que você tá vendo: assando e comendo..."

- "Entendo...Hoje a senhora consegue imaginar isso aqui sem esse sistema?"
- "Consigo, minha filha. Mas com ele é melhor, né? Porque no fim do mês eu já tenho tudo certinho pro contador...porque antes era uma trabalheira...eu tinha que ficar inventando até, porque eu não achava as coisas..."

- "A senhora vê outras vantagens, além dessa?"
- "Ah, também é bom que eu sei o quanto deu pra apurar no mês"

- "E como isso lhe ajuda?"
- "Ah, minha filha, você sabe, né?...É que as conta é tudo misturada, daqui e de casa...aí, sabendo quanto deu aqui, sei quanto dá pra fazer de feira"
[...]



E aí?
Consegue ver como a TI ajuda o microempreendedor?

A gente poderia extrair 475293 coisas dessa entrevista:
- a necessidade de ter alguém externo que dê a ideia de adotar a TI, já que o microempreendedor nem sempre tem essa visão
- a questão dos custos da TI, que podem ser impeditivos para o microempreendedor
- a questão da universalização do ensino superior: e se o filho da D. Maria não tivesse estudando?
...

E por aí vai.
Por isso que a gente precisa de uma pergunta de pesquisa: pra guiar a análise. Senão a gente passa a vida toda "futucando" aí...Nada impediria que a gente explorasse outros aspectos, mas para começar, vamos ficar só na questão de pesquisa.

A d. Maria fala:

"no fim do mês eu já tenho tudo certinho pro contador...porque antes [do sistema] era uma trabalheira...eu tinha que ficar inventando até, porque eu não achava as coisas..."
Eu não sei pra vocês...pra mim, olhando por alto, parece que a TI ajuda no cumprimento das obrigações legais.

E não é só isso:

"as conta é tudo misturada, daqui e de casa...aí, sabendo quanto deu aqui, sei quanto dá pra fazer de feira"
Ou seja...ajuda na gestão financeira da empresa, o que também ajuda no orçamento familiar, já que nesse contexto, as coisas costumam estar misturadas.

Então, nessa análise eu já teria duas respostas para a pergunta de pesquisa:
  • Cumprimento de obrigações legais: A TI ajuda o MEI a cumprir as obrigações legais, e até reduz a incidência de erros e fraudes involuntárias na prestação de contas ("eu tinha que ficar inventando até")
  • Controle Financeiro: a TI ajuda a melhorar o controle financeiro da empresa e por conseguinte, o controle financeiro familiar.

Eu também poderia detalhar essa questão da TI e indicar o tipo de sistema ao qual ela se referiu. Aí no fim, eu poderia associar o tipo de tecnologia às respectivas contribuições.

Por que eu disse "teria duas respostas"? Porque nos desenhos de pesquisa qualitativos que envolvem várias pessoas (caso mais comum, como é o exemplo 1) os resultados de pesquisa normalmente são aquelas questões mencionadas por várias pessoas. Mesmo quando só há um sujeito investigado, é recomendado o uso de outras fontes para dar mais solidez aos resultados da pesquisa.
Assim, se os próximos entrevistados também falarem essas coisas, vai se consolidando um resultado de pesquisa.

E aí? Partiu pesquisa?

---

Em tempo: sou iniciante na pesquisa qualitativa, leitora ávida de Merriam e Patton. Se eu falei besteira ou se tem algum paradigma em que nada disso aí vale, me conta. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário