terça-feira, 1 de abril de 2014

ANPAD - Lições aprendidas (conclusão)


Por experiência própria, existem muitos estudantes bons que não sabem estudar. Por muito tempo, eu fui assim. Tenho facilidade para memorizar, então "decorava" o assunto e conseguia notas boas. Até que vieram o Ensino Médio e a faculdade para me sacudir e mostrar que a realidade é bem mais complicada.

A última dica que posso dar é que aprender a estudar é indispensável. Não só para o ANPAD. Se você está fazendo o teste é porque pretende passar, no mínimo, mais 2 anos na área acadêmica. A gente pode reclamar da extensão do conteúdo do ANPAD, mas já viu a carga de leitura de um doutorando?

Eu sei que é possível que você aposente os livros de Matemática e Lógica depois do teste, sem a menor intenção de olhar para eles novamente. A sua área de pesquisa pode ser absolutamente diferente de tudo o que você vai ter que estudar agora. Só que, em termos de hábitos, não há  diferença entre estudar Equações de 2º Grau e ler o artigo do Pesquisador X. Tudo é estudar.

Mas aí você pode dizer que não tem muita motivação para estudar x porque o que você ama realmente é y. Certo, normal. Só que ao longo do curso de mestrado/doutorado você também vai estudar coisas que não ama. Por exemplo: no mestrado existe um conjunto de disciplinas obrigatórias que você vai pagar, amando ou não. Então, é melhor aprender a lidar com essas questões agora.

Por que não aproveitar este tempo para entender como você aprende? Você memoriza melhor quando ouve? Ou quando fala, fingindo que está explicando para alguém? Não sabe ficar sem rabiscar enquanto lê? Gosta de desenhar? Quanto tempo você consegue estudar sem parar? Rende mais de manhã, à tarde, de madrugada? Precisa revisar o assunto só uma vez por semana ou é melhor reler todo dia o que viu na noite anterior?

Este auto-conhecimento vai ser muito útil nos próximos passos da jornada. E se você já tem todas estas respostas, parabéns! A faca e o queijo estão na sua mão!

Dois links de brinde: o primeiro é um texto do Prof. Jacques Sauvé. Assisti uma palestra dele há uns 10 anos (meu Deus, como o tempo passa!) e quando comecei a pensar no mestrado, este foi um dos primeiros textos que encontrei. Lá está, em detalhes, o que se espera de um aluno de mestrado. Claro que esta é uma mensagem para os orientandos dele, mas achei as dicas e expectativas bem pertinentes.

O outro é um vídeo de meditação em 1 minuto só. A técnica é extremamente simples, e perfeita para momentos de estresse e cansaço pós-questões.

E assim encerro a série sobre as lições aprendidas no ANPAD. Se eu lembrar de mais alguma coisa relacionada ao teste, atualizo os posts. Espero que tenha sido útil!

Boa sorte a todos que vão fazer o teste! Acredite: é só uma prova. E você vai se dar bem.

Se meu plano de mestrado funcionar, daqui a 2 anos eu me encontro com ele de novo, para o doutorado! =)

Um agradecimento especial ao Profº Milton Araújo, do Instituto Integral, que divulgou a série do grupo do Facebook (e cujas apostilas foram essenciais!)

E outro agradecimento a todos os leitores que passaram por aqui nestes últimos dias. A série terminou, mas o blog não. Sendo otimista, ele só termina com a aprovação da dissertação. Continuo compartilhando o dia-a-dia da saga!


Perdeu o começo?

ANPAD - Lições aprendidas (introdução)
ANPAD - Lições aprendidas (parte I)
ANPAD - Lições aprendidas (parte II)
ANPAD - Lições aprendidas (parte III)


Edit 1: Não me encontrei com o ANPAD de novo, porque emendei o mestrado com o doutorado e aí pude aproveitar a nota que havia tirado antes =) ...e sim, concluí o mestrado em fev/2017...e agora estou numa missão mais longa: quero ser doutora!...kkkkkk....

62 comentários:

  1. Obrigada pelo compartilhamento de todas as dicas. Vivendo e aprendendo. Ainda tenho uma boa jornada a percorrer para obter êxito nessa prova, apesar de gostar muito de matemática, não estava acostumadas com questões tão diferentes como tem nessa prova. Mas com o tempo de estudo acabamos assimilando os conhecimentos e se aperfeiçoando. Espero ir bem na prova assim como você. As dicas com certeza ajudarão muito. Sucesso na sua jornada. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, o teste ANPAD é realmente um ponto fora da curva quando se fala de provas e concursos: as questões são bem diferentes do que costumamos ver.
      Mas, como você mesma falou, com tempo de estudo e persistência a gente chega lá!
      Sucesso na sua jornada também! Depois me conta o resultado! =)

      Excluir
    2. Obrigada Rosa, a sua experiência é motivação pra mim e acredito que pra muitas outras pessoas também. Pode deixar que depois falo como foi. Espero ter boas notícias. ;)

      Excluir
  2. Oi Rosa! Mais um texto super pertinente! Parece besteira, mas tive que vencer meu apego aos livros para me permitir riscar as páginas durante o estudo, pois este é meu modo de estudar e os códigos que criei facilitam as revisões. Não foi fácil, mas o resultado muito produtivo! Vamos em frente nesta saga =) rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais alguém com apego aos livros!! =D
      Eu era exatamente assim, Élida! Só perdi este costume quando comecei a estudar para concursos - lembro que o meu livro de Dir. Administrativo acabou ficando com tantos rabiscos na parte do Poder Judiciário que só eu conseguia entender...
      A saga é longa, mas a gente chega lá!

      Excluir
  3. Muito legal Rosa. Obrigado por compartilhar conosco toda essa sua experiência muito bacana. Estou nessa luta há alguns meses, estudando de pouquinho e pouquinho, e agora, faltando 1 mês to apavorado. Perdi tempo demais em RQ e ainda não me sinto seguro e ainda tenho que revisar toda a parte de lógica, a qual me considero bem. Acho que o segredo é bem por aí, EXERCÍCIOS, no mais, se dedicar e pensar que, no fundo, é só uma prova.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sylvio! =)

      Este pavor pré-prova é super normal...mas se você tem segurança em lógica, não se aperreie (como dizemos aqui no Nordeste..rss..), que tudo vai dar certo! ;-)

      Vi sua página (PG)...conteúdo interessante: assinei a lista =)
      Agora, vou ali terminar de arrumar a mala porque mais um congresso me espera...a caminhada de aspirante a mestra é longa...kkkkkkkk...

      Um abraço!

      Excluir
  4. Parabéns, Rosa. Você brilhou garota!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Estou muito feliz!
    Ontem eu "acordei" pra vida e resolvi que quero e posso fazer um mestrado.
    E fiquei enrolando muito em relação a procurar saber mais sobre o teste ANPAD.
    Resultado: a prova é em setembro e estava desesperada.
    Suas dicas me motivaram.
    Indicarei elas a todos os meus amigos!
    Muito sucesso para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia!!!! =D

      É fogo quando a gente procrastina e depois vê que poderia ter aproveitado melhor o tempo, não é? Mas esta é quase a síndrome de estudante...

      A parte bacana é que, depois que a gente acorda, "dá o sangue" pra que tudo termine bem =) Comigo foi mais ou menos assim também...rss..

      Que esta motivação te acompanhe até a aprovação!
      E que ela duplique depois, porque disciplinas, publicações e dissertação serão o próximo capítulo!

      Um grande abraço!
      E obrigada pelas indicações aos amigos: espero que eles aproveitem também! =)

      Boa sorte!

      Excluir
  6. olá nossa adorei seu post porém minha duvida ficou se voce indicaria algum curso, e quais livros voce estudou?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!

      Bom..sempre fui de estudar sozinha mesmo, então não tenho cursos para indicar, além do Instuto Sou Integral (facebook). Salvo engano, as aulas presenciais são em Curitiba-PR.

      Abraço!

      Rosa

      Excluir
  7. nossa fui atras do livro do Jonofon Sérates nos Sebos não encontrei e pela internet está 159,00 ... tem algum outro lugar para indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa,

      que inflação!!!! =O

      Bom, neste caso acho que valem aqueles livros de lógica na área de concursos públicos....

      Excluir
  8. sabe quando um norte é tudo que precisa? obrigada por acalentar esta alma aqui e ver os fatos de forma mais racional e realista do que um desespero de alguém que não suporta matemática, mas sonha com o mestrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara!

      Desculpa a imensa demora em responder...espero que o acalento tenha sido duradouro e você esteja firme e forte na caminhada para ser mestra! =)

      Abraço!

      Excluir
  9. Obrigado por todas as dicas. Serão muito úteis.

    Eu, como engenheiro de graduação, gostei muito dos conteúdos da prova (acho até divertido resolver as questões de mat/rac). Na realidade eu achei que a prova "sacaneia" um pouco o pessoal de administração, visto que a matéria não tem nada a ver com a graduação de adm.
    Vou fazer pela primeira vez a prova em fevereiro, bora vê como sairei, mas como concurseiro experiente, não vou subir no salto alto e vou estudar para prova resolvendo as provas anteriores! Espero que dê certo!! Abraços e parabêns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julio! =)

      Ser concurseiro e engenheiro ajuda bastante mesmo! Há até uma discussão sobre a pertinência destes conteúdos para os pós-graduandos de Administração - muitos não concordam, mas aí entra o poder da Associação, o gosto por medidas quantitativas, etc...
      Boa sorte na prova! =D

      Abraço!

      Excluir
  10. Rosa, eu nem sabia por onde começar. Graças à sua gentileza em compartilhar suas dicas, sinto-me bem seguro agora. Obrigado, desejo a você muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em poder ajudar, Alexsandro! =)

      Sucesso e força pra ti!

      Excluir
  11. Rosa, moça, estou encantada com seu blog!!!!
    Suas dicas são valiosíssimas!!!!! Muito obrigada por partilhar seu aprendizado conosco, meras e meros desconhecidos!
    E fico torcendo pra vc continuar escrevendo sobre a experiência de ser doutoranda! ;)

    Sucesso!! Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila!!!
      Muito obrigada! =) Você é muito gentil!

      Pois é...há quem fale que depois da entrega da dissertação acontece uma ressaca de estudos...outros emendam para completar tudo em sequência.
      Estou naquela filosofia do Jack: vamos por partes. Mas a cada trabalho que completo, vou me sentindo mais à vontade no meio acadêmico - a experiência já valeu a pena.

      Abraço e muito sucesso!!!

      Excluir
  12. Oi Rosa! Parabéns pelo log e plas dicas do teste ANPAD! Comecei a estudar para esse teste essa semana e suas lições já foram úteis pra mim! Com certeza continuarão sendo!
    Algumas universidade tem como critério de classificação publicações. Eu não possuo nenhuma publicação até o momento. Possuo 2 restaurantes de comida saudável em Vitória, ES, e gosto de conhecimentos para aplicação na prática, por isso quero fazer o mestrado profissional. A minha dúvida é: correr atrás de publicar alguma coisa sobre os meus dois restaurantes ou não? Não tenho vínculo com nenhuma faculdade no momento, fiz engenharia ambiental na PUC-Rio e saí completamente da área. Como posso publicar? Obrigada! Daiany Favarato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiany!

      Infelizmente não sei muito sobre os processos seletivos de mestrado profissional: aqueles que conheci não exigiam publicações - focavam mais da experiência de mercado (empreendedor ganhava altas pontuações).
      Bem, de qualquer maneira, ter publicações é sempre interessante. Uma alternativa que posso te indicar é resgatar o contato com os professores da graduação e procurar ajuda deles.
      Outra possibilidade é iniciar alguma especialização (se você não tiver uma) para retomar os vínculos com o meio acadêmico. Muitos professores nesta situação estão em busca de publicações, então, um aluno interessado em escrever é sempre bem-vindo.
      Outro caminho é seguir autônoma. Neste caso, você pode começar a pesquisar no Google Scholar, por exemplo, por termos relacionados ao seu campo de trabalho e se familiarizar com o que está acontecendo.
      O melhor neste momento seria focar em Congressos, pois o prazo para avaliação e publicação de artigos em periódicos é longo (normalmente, entre 6 e 18 meses).

      Espero ter podido ajudar. Qualquer coisa, manda um email =)

      Abraço!

      Excluir
  13. vc tem algum material de raciocínio analítico ou português? não encontro nada especifico disso com o que cai no ANPAD

    ResponderExcluir
  14. Rosa, Boa noite!

    Adorei o conteúdo do seu blog, parabéns!

    Me diga uma coisa por favor... quanto tempo demora para sair o resultado do teste ANPAD? Pergunto pois pretendo fazer o teste em junho/16 e o período de inscrição do processo seletivo da universidade que quero fazer o mestrado acaba cerca de 10 dias corridos depois da data de realização do ANPAD. Estou com receio que o resultado não saia a tempo de realizar a inscrição!

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tainá!

      Não me lembro ao certo quantos dias levam, mas normalmente os prazos de inscrição dos processos seletivos são feitos de acordo com os prazos do teste. Então, eu arriscaria dizer que é bem possível que dê tempo, mesmo que seja "no apagar das luzes".

      Abraço!

      Excluir
  15. Olá, Rosa.
    Vou fazer a prova agora em junho/16. Só que não me preparei pois descobri muito em cima da hora que o edital para o mestrado que pretendo fazer. E no dia em que descobri faltava algumas horas para encerrarem as inscrições. Desespero total.
    Foi muito bom achar seu blog para esclarecer os fatos!
    Bom, se eu não passar, terei mais tempo para me preparar para depois!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!

      Moça, que correria! Fico feliz em ter podido ajudar...
      Boa sorte no teste =)

      Abraço!

      Excluir
  16. Oii, Rosa!! Formei em 2014 e de lá pra cá sou concurseira. Por curiosidade comecei a pesquisar sobre os programas de pós-graduação e suas exigências (ainda bem! Rs) não fazia ideia da existência do Anpad. Como ainda é um plano futuro, vou ter um tempo para planejar. Muito obrigada por todas as dicas e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giselle! =)

      Tempo é um grande aliado de quem se planeja mesmo. No meu caso, foi mais de 1 ano entre o projeto elaborado e a matrícula...rss...
      Boa sorte pra ti!

      Abraço!

      Excluir
  17. Nossa vou fazer ANPAD este ano, então só tenho 3 meses e só saco um pouco de lógica e Língua Inglesa, estou com um pouco de medo mas é so mais uma prova, amei seus posts e logo você irá compartilhar da sua dissertação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaai, Euza!!!
      Que o Universo conspire a favor dessa dissertação...porque não está sendo fácil..rsss...
      Boa sorte pra ti! Vai na fé e na preparação que vai dar tudo certo!
      Um abraço!

      Excluir
  18. Ótimas dicas. Obrigado por disponibilizá-las. E muito bem escrito.
    Gostaria de tirar uma dúvida: no site da ANPAD tem uma prova de redação. Isso existe?
    Maus uma vez obrigado. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudio!

      Olha que essa é novidade!
      Mas fui lá no site do ANPAD e vi que redação está como um teste à parte: o teste ANPAD continua com as mesmas disciplinas.
      Segundo o edital da prova de redação, ela atualmente só é utilizada pelo Programa de Pós-Graduação em Controladoria e
      Contabilidade da FEA/USP como etapa necessária para participação do processo de seleção ao Mestrado e
      ao Doutorado

      Um abraço!

      Excluir
  19. Amei seus posts sobre o Anpad, iria fazer em setembro as pressas pra conseguir prestar o mestrado para iniciar no próximo ano, porém acredito que precisarei de mais tempo de preparação.
    Vou utilizar as dicas de livro. Obrigada!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kel!!!! =)

      Que bom que gostou!
      Ei...antes de desistir desse ano: já tentou responder alguns simulados? A minha preparação foi longa, mas pode se que você nem precise!

      Um abraço!
      Rosa

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Muito legal, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos, suas dicas... Decidi ontem por fazer o teste da Anpad e estou feliz em ter encontrado seu depoimento. Ia fazer já o de setembro, mas agora que li, resolvi deixar para fevereiro e me preparar melhor até lá. Obrigada!
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pessoa-que-não-sei-o-nome =D

      Desculpa a demora em responder...
      Espero que você já tenha feito o teste e já esteja bem instalada/o num mestrado por aí =)

      Um abraço!!!

      Rosa

      Excluir
  22. Olá Rosa, tudo bem?

    Tenho uma dúvida relacionada a produção científica antes do Mestrado. Um aluno de graduação, que nunca escreveu um artigo científico durante sua graduação ou participou de projetos de extensão, tem chance de conseguir entrar em um curso de Mestrado somente com o teste ANPAD?

    Pergunto isso pois, pelo que andei pesquisando, algumas Instituições de Ensino fazem uma análise curricular do aluno e quem já produziu algo já tem alguns pontos.

    Obrigado pela ajuda e atenção!
    Pedro Henrique.

    ResponderExcluir
  23. Olá Rosa,

    Parabéns pelo blog! Uma super ajuda para os que estão preocupados com o teste ANPAD.
    Muito obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Zilda! =)

      Fico feliz em ser útil! Boa sorte no teste!

      Excluir
  24. Rosa,

    A leitura do blog me ajudou MUITO para me dedicar ainda mais no teste do ANPAD!

    Obrigado!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Daniel!!! =) É muito bom poder dar uma força para alguém.
      Espero que a sua dedicação renda ótimos frutos!

      Um abraço!

      Excluir
  25. Obrigada pelas dicas.
    Estou correndo contrata o tempo, pois preciso sair bem no teste de fevereiro/2017.
    A sua sugestão de resolver provas anteriores do ANPAD para calibrar os estudos me ajudou muito.
    Trouxe surpresas boas e ruins. Boas com português e inglês, ruins com lógica e raciocínio quantitativo e analítico.
    Já estou estudando o material do Prof. Milton, muito bom.

    Se puder passar alguma dica sobre o Lattes para quem não possui publicações de artigos agradeço.

    Obrigado por tudo, volto depois para contar como foi o teste.

    Deus te abençoe no seu Mestrado.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty!

      Depois de tanto tempo, acho que você nem vai ver essa resposta...o blogger me prega peças e vez por outra eu perco um comentário que foi postado aqui. Peço desculpas pela demora.
      De toda forma, fico na torcida de que teu resultado tenha sido bom =D Se bateu na trave, é tentar de novo, porque o jogo só acaba quando termina...rsss...

      Sobre a dica pra o Lattes, já coloquei na pauta para um próximo post do blog! (acho chique dizer isso...kkkkk...)

      Consegui concluir o mestrado em fevereiro desse ano...e já emendei com o doutorado...a caminhada agora ficou mais longa. Agora é "quero ser doutora"...rsss...

      Um abraço pra ti! E muuuita sorte na jornada!

      Rosa

      Excluir
  26. Dicas muito importantes Rosa Lucena. Parabéns!!

    Sou graduado em Administração, e Pós graduando em Gerenciamento de Projetos - Project Management System.
    Vou iniciar os estudos para o Mestrado em Administração aqui em Sergipe.

    Obrigado pelas dicas valiosas.
    Deus te abençoe!

    Abraços, Jôberth.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jôberth!

      O blogger não me avisou desse comentário...desculpa a imensa demora em responder!
      A essa altura do campeonato, acho que você já fez a seleção, né? Espero que o resultado tenha sido bacana! E se não foi, vale o lema do concurseiro: que venha o próximo!

      Fico feliz que as dicas tenham sido úteis!
      Um abraço! E boa sorte!

      Rosa

      Excluir
  27. Oii, queria saber o seu resultado, você ingressou no mestrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara! =D

      Entrei sim! Fui aprovada na seleção da UFPE e concluí o mestrado agora no começo de 2017.
      Já emendei com o doutorado...estou terminando o primeiro ano agora.

      Um abraço!

      Rosa

      Excluir
  28. OLÁ! Valeu pelas dicas,e pelos links, graças a você estou montando um esquema para estudo agora!kkkkk aos 44 do segundo tempo, minha prova vai ser agora em fev/2018 e tô sem grana para comprar qualquer material, pois vou ter que viajar para fazer a prova em outro estado. tens como me indicar materias bons e gratuitos para a prova? Obg pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Debora!

      Estava aproveitando as primeiras férias de verdade em 4 anos e aí perdi sua mensagem =(
      De toda forma, como já faz um bom tempo desde que fiz o ANPAD, estou meio "por fora" de novos materiais para estudo. O que conheço é o que está nas postagens mesmo.
      Vi que a edição de fevereiro agora é em março O.o
      Nesse caso, ótima sorte pra ti nessa reta final de estudos! Torço para que o resultado seja positivo =)

      Um abraço!

      Excluir
  29. Olá Rosa.

    Sai de duas graduações, uma colada na outra, e agora quero progredir na vida acadêmica (já passou da hora não é?!), terminei a graduação em dezembro de 2017, e não quero demorar para um Mestrado, gostei muito das suas dicas, quero fazer a prova em junho de 2018, então preciso começar AGORA! Vi as provas de raciocínio (os 3) e não estou nem um pouco familiarizada com o estilo, mas é um sonho pra mim, acho a vida acadêmica/ pesquisador fascinante, inspiradora, tive professores, tanto mestre quanto doutores na Universidade que são magníficos, seria uma honra tê-los como colegas de pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiani!

      Olha, quando a pessoa tem paixão por uma coisa, pode até demorar, mas a gente chega lá =D
      Fazer a prova de junho te dá um prazo de estudos que é bom, aproveita mesmo! E mantém esse espírito, porque é ele que vai te sustentar nos dois anos do mestrado.

      Muuuito boa sorte na sua jornada!
      Se eu puder ajudar em algo, é só escrever.

      Um abraço!

      Excluir