quarta-feira, 25 de junho de 2014

Como fazer slides para apresentação de artigo

Antes de pensar em como iria apresentar o artigo, eu me preocupei com os slides. Afinal, os tópicos é que iriam guiar as minhas falas.

Neste ponto, duas mentoras foram indispensáveis: a Fabiana (co-autora e orientadora), que me enviou o script completo para elaboração da apresentação, e uma professora do técnico de informática, Áurea Luiza. Se Fabiana foi indispensável em relação ao conteúdo, tudo o que sei sobre slides e afins vem de Áurea, uma professora de design que, por um feliz acaso, nos ensinou Powerpoint e afins.

Dicas: use fontes legíveis, grandes (mas não enormes), alto contraste entre cor de fundo e fonte (eu usei fundo branco com texto em preto, bem básico - mas caprichei nas fontes e imagens), e POUCO TEXTO!

Slides têm que ter tópicos, palavras-chave, imagens, gráficos - e não uma cópia inteira dos parágrafos do artigo. Até porque a recomendação número 1 para apresentação é NÃO ler o slide. Se houver grandes textos, a tentação de ler tudo é irresistível.

Quanto à estrutura, usei o esquema abaixo, sob recomendação da Fabiana:

  • SLIDE 1 - Título do artigo e nome dos autores
  • SLIDE 2 - Contextualização do tema
  • SLIDE 3 - Pergunta ou problema da pesquisa
  • SLIDE 4 - Objetivos
  • SLIDE 5 - Principais autores utilizados na fundamentação
  • SLIDE 6 - Metodologia (aqui dá para usar um fluxograma, com animação, para deixar mais interessante)
  • SLIDE 7 (...) - Principais resultados (pode ter mais de um. Também usei um pouco de animação para destacar alguns pontos relevantes)
  • SLIDE 8 - Conclusão
  • SLIDE 9 - Principais referências
  • SLIDE 10 - Repete a capa, porém, abaixo do nome eu coloquei o e-mail para contato

Simples, direto e básico.
Para mim, funcionou =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário