sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Passei no mestrado!!!

E o dia 10/12/2014 trouxe meu presente de aniversário atrasado (fiquei mais velha no dia 06): a aprovação! Sou oficialmente mestranda da UFPE, aluna do PROPAD :D



A ficha ainda não caiu completamente. Estou feliz, animada, satisfeita...mas acho que só vou compreender realmente que o projeto foi concluído com sucesso quando estiver providenciando minha licença do trabalho, e organizando a mudança para Recife.

Estou trabalhando neste projeto há pouco mais de 1 ano, mas ser mestra é algo que está na lista de desejos há tanto tempo que nem sei quando isto começou. 2008, talvez...

Aprendi uma palavra nova em alemão: "Wanderschaft", ou jornada pessoal. Para mim o mestrado é mais do que um degrau na vida acadêmica. É uma oportunidade de seguir um rumo diferente, de abrir espaço para novas experiências. É experimentar a vida sem restrições (exceto as financeiras, claro). É a minha Wanderschaft.

Às vezes enxergo incredulidade nos olhos de algumas pessoas ao meu redor. Enquanto me dão os parabéns está subententedido o "não acredito que no que ela está fazendo". E depois vem o "você vai mesmo?".

É engraçado dizer isso, mas entrar no mestrado foi um dos meus maiores atos de rebeldia até hoje. Sim! A rebeldia pode ir além de tatuagem, piercing, cabelo laranja (que são super bacanas também). Também é rebelde aquele que dá as costas a um rumo pré-definido, e recomeça numa direção diferente. Aquele que tem a ousadia de experimentar uma vida baseada nas próprias escolhas. Que se permite esculpir o dia-a-quer como quer, em vez de permanecer fazendo limonada com os limões que aparecem. Só não é fácil.

Não me lembro exatamente do momento em que decidi que era hora de partir para o mestrado. Acho que foi no pós-Carnaval de 2013 - depois de ir para o Galo da Madrugada em Recife e partir pro Rio desfilar numa escola de samba. Deve ter sido algo assim: voltei animada, pensei o que poderia fazer em seguida, e aí o mestrado surgiu como uma ideia natural.

Anos antes eu já tinha feito muitas buscas: na época em que terminei a faculdade (2007/2008) lembro de explorar vários cursos, ter sonhado com a UFLA (mas o curso era caro), com a USP (era distante) e com a UFPE.

Daí lembro que em março fui no IFAL conversar com uma professora que é minha mentora desde os tempos do curso técnico: Mônica Ximenes. Falei do meu desejo, e da ideia de UFPE, em Administração. Como ela tinha terminado o doutorado lá, acabou me dando informações preciosas. Sugeriu que eu me inscrevesse já em setembro, mas eu tinha outra ideia: montar uma reserva financeira que me permitisse sobreviver sem depender de bolsa. É que para mim seria absolutamente frustrante investir tempo e esforço, para depois ter que desistir se não recebesse auxílio-financeiro.

Assim, montei o planejamento para 2014. O fato de ser um ano sem Rock in Rio, sem Codplay e sem U2 ajudou bastante a economizar...rs...

E é com este espírito de viver a vida que se deseja que vou me mudar e começar o curso. Sei que virão dias de crise, telefonemas desesperados e um pouco de "o que é que eu estou fazendo aqui?". Nestas horas quero ser capaz de olhar para dentro e recordar, como diz o Cidade Negra, de "tudo o que eu caminhei para chegar até aqui".

20 comentários:

  1. Olá Rosa,

    Parabéns por sua aprovação no Mestrado.
    Encontrei seu blog atraves do google. De cara, gostei de sua forma de escrever e, principalmente, de encara esse desafio: sem alardes, sem desespero, mas com determinação, otimismo e realismo.
    Estou iniciando a mesma jornada que a sua. Me inscrevi no teste da ANPAD para fev/2015. Não sou de administraçao (formaçaõ em Engenharia + Direito), mas pretendo fazer um mestrado nessa área, pois a minha formação profissional enveredou-se por essa área. Suas postagens estão me servindo muito de "farol" nessa caminhada. A sua capacidade de superar obstáculos e não perder a fé foram o que mais me chamaram atenção. Acho que as pessoas devem sim ir atras de seus objetivos, mas nunca perder a fé e não se deixar desestimular nos obstáculos que surjam, Eles, os obstáculos, são para testar se de fato o objetivo escolhido é verdadeiro e legítimo.
    Parabéns mais uma vez, espero puder encontrá-la nos corredores do Departamento de Administração da UFPE.
    Abraços,
    Mário Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mário!

      Obrigada pelas palavras gentis: fico imensamente feliz quando percebo que os textos podem ajudar alguém.
      Desejo muita sorte para ti no teste: conseguir um bom resultado nele te deixa mais tranquilo para as próximas etapas da seleção. Se eu puder ajudar em algo além do que já está no blog, é só avisar =)
      Já estou na torcida de ver seu nome da lista de aprovados do próximo ano!
      Ah, se for viável para ti, dá uma olhada também no programa da UFPB: ele teve o conceito CAPES elevado esse ano.

      Abraço!
      Rosa

      Excluir
  2. Boa tarde Rosa

    Estou simplesmente encantado com seu blog. A forma como escreve sua jornada simplesmente nos faz pensar que tudo é possível. Sou formando em Administração e estou correndo agora atrás do mestrado em Administração. Já percebi que a prova da ANPAD não é simples e necessita algumas horas de dedicação. Ano passado me inscrevi, mas tive uma prova do mestrado pra outro curso que pleiteava e não consegui fazer a prova. Mas agora em fevereiro farei novamente, uma pena pois em Mato Grosso onde eu moro não tem mais, agora terei que ir a Goiania ou Campo Grande fazer a mesma. Estou estudando e me dedicando ao inglês a principio, pois estou também tentando um mestrado pelo ciência sem fronteira. Como sou concursado no estado tenho que fazer várias análises dos programas, até por questão de dispensa por aperfeiçoamento profissional. Mas enfim, obrigado por essas dicas, parabéns pela iniciativa de falar sobre a ANPAD.
    Abraços.

    Ranie Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ranie! =)

      Nossa jornada é bem parecida mesmo, embora eu não seja graduada em Administração. Legal sua iniciativa de tentar um mestrado pelo CsF: se já tem experiência acadêmica e algum currículo, já deu uma olhada nas opções de doutorado direto? É que lá fora é relativamente comum ir direto para o doutorado, sem a necessidade do título de mestre - pode ser um bom atalho para ti.

      Boa sorte nas análises e na preparação para o ANPAD! Estou começando uma retrospectiva da jornada aqui no blog, talvez surjam mais ideias úteis para seu caminho.

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Olá!

    Fantástico o seu blog! Muito legal a sua história, parabéns!

    Desejo muito sucesso para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vitor!
      Te desejo o mesmo e apareça sempre por aqui =)

      Excluir
  4. Rosa,

    Conhecer algum preparatório para o teste do anpad?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Davison! =)

      Só conheço um, que tem conteúdo online, cuja sede é em Curitiba.
      Segue o link do grupo no Facebook:

      https://www.facebook.com/groups/souintegral/

      É um grupo fechado, mas pode pedir a inclusão - será aceita =)

      Um abraço!

      Excluir
  5. Rosa,

    Conhecer algum preparatório para o teste do anpad?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Davison! =)

      Só conheço um, que tem conteúdo online, cuja sede é em Curitiba.
      Segue o link do grupo no Facebook:

      https://www.facebook.com/groups/souintegral/

      É um grupo fechado, mas pode pedir a inclusão - será aceita =)

      Um abraço!

      Excluir
  6. Rosa, conheço a Monica Ximenes, foi professora da minha esposa no curso de Administração Pública no IFAL. Também sou formado em Administração, Empresas pela UFAL. Estou na busca pelo Anpad e o Mestrado.
    Excelente blog! Encontrar seu Blog me fez renascer neste assunto!
    Aproveitar que posso pegar uma bolsa no meu trabalho e continuar recebendo o salário durante o curso.
    Ano passado todas os inscritos foram contemplados nas bolsas de mestrado e doutorado.
    E só apóiam basicamente Administração, Contabilidade e Informática.
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Antônio!

    Poxa, que bom que você voltou a pensar no assunto!!! =)
    Se você tem a possibilidade de ficar com as duas fontes de renda, perfeito! Isto facilita bastante as coisas...
    Estou na torcida para que você logo esteja se tornando mestre também ;-)

    Um abraço!!
    Fica com Ele também!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Rosa!
    Você merece a aprovação por todo seu esforço e dedicação.
    Obrigada por compartilhar sua caminhada, ela é muito motivadora.
    Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Shirley!!

      Sei bem de todas as vezes em que desanimei, e daí encontrava algum depoimento que dava "aquele gás" pra continuar...é muito gratificante agora poder fazer isso por alguém, =)

      Amém!
      E que Ele esteja contigo também! ;-)

      Excluir
  9. Olá Rosa!!! Quão incentivador é seu blog... Eu sou graduada em Administração e também quero ser Mestra na área. Seu exemplo de garra e determinação me impulsiona a correr atrás do meu sonho com mais afinco. Ah, também sou alagoana mas foi graduada em Sergipe, onde pretendo fazer Mestrado. Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana!!!

      Estou aproveitando uma tarde pós-concurso para ver as pendências do blog. Acho suuper chato deixar comentários sem resposta, mas às vezes acontece, passa batido, como foi com o seu...desculpa!

      Espero que você já esteja nessa caminhada no mestrado =)
      E acredite: muuuito da garra vem justamente dessa troca com outras pessoas...como acontece aqui no blog.

      Um abração!

      Rosa

      Excluir
  10. Fonte inesgotável seu blog. Dissecando..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uiiiiiiii...
      Me senti um sapinho agora...kkkkkkkkkk....

      Um abraço pra ti, Silvania!
      Peço desculpas pela demora em responder...às vezes passa batido um comentário aqui do blog, como foi com o seu =(

      Excluir
  11. Voce escreve muito bem. Acredito que já tenha terminado seu mestrado. Vou iniciar o mestrado agora em 2017. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo!!!

      Responder 1 ano depois ainda vale? =(
      Ano passado, nessa época, estava correndo como louca para dar conta da dissertação, acabei perdendo os comentários que estavam rolando por aqui. Desculpa!

      Obrigada pelo elogio =)

      Já terminei mesmo (falta a versão final O.o), defendi em fevereiro/2017...e já emendei com o doutorado...Acho que vou ter que atualizar o título do blog...rss...

      E você, como foi esse primeiro ano de mestrado? =D

      Um abraço!

      Rosa

      Excluir